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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
PLANO DE ENSINO BIMESTRAL
PLANO DE ENSINO BIMESTRAL
I – IDENTIFICAÇÃO |
1 – ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DUQUE DE CAXIAS 2 - MUNICÍPIO: BUÍQUE REGIME DE ATENDIMENTO SEMI-INTEGRAL 3 – PROFESSOR(A): GLAIDE DE FÁTIMA DE SIQUEIRA FREIRE 4 – DISCIPLINA: LÌNGUA PORTUGUESA 5 – SÉRIE: 1º ANO 6– TURMA (AS): F 7 – DURAÇÃO BIMESTRAL: ( 02/02 a 12/04/2011) 8 – CARGA HORÁRIA: 06 AULAS/SEMANAIS |
II- JUSTIFICATIVA Desenvolver no educando o senso crítico para analisar a aplicação da língua e da linguagem em diversos contextos e em cada processo do desenvolvimento, englobando as contribuições oriundas da educação lingüística Esociolingüística ao processo de aquisição das competências escritora e leitora. Conhecer e pesquisar as necessidades de resolver suas atividades e aplicá-las de forma consciente, visando melhoria na qualidade da aprendizagem e formando cidadãos mais preparados socioculturalmente. |
III - EMENTA |
3.1 OBJETIVO GERAL: Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para que o educando aprenda a conhecer, sendo questionador, crítico, pesquisador e curioso, construindo assim seu próprio pensamento; aprenda a fazer, construindo habilidades e competências as quais irá direcioná-lo ao campo de trabalho; aprenda a conviver, para que o mesmo valorize e respeite o meio ambiente e as pessoas que o cercam e aprenda a ser, tornando-se um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade. |
3.2 OBJETIVO REFERENTE À DISCIPLINA O ensino da Língua Portuguesa contribuirá como língua geradora de significação e integradora para com o seu uso, aperfeiçoando o desempenho do educando como leitor consciente e formador de opiniões para a compreensão e socialização das formas de pensar, agir e sentir, reconhecendo a necessidade de compreender a linguagem como parte do conhecimento de si próprio, da cultura e da responsabilidade ética e estética do uso social do mesmo. |
3.3 ATITUDES · Tomar decisões de forma coletiva; · Reconhecer suas responsabilidades sociais e traduzi-las em ações; · Desenvolver a confiança em si próprio; · Ser capaz de analisar o papel dos diferentes recursos ( morfológicos, sintáticos e semânticos) na constituição formal e significativa dos enunciados lingüísticos. · Desenvolver a leitura funcional, tornando-se capaz de associar o conteúdo lingüístico a um texto de conhecimento de mundo de modo a interpretar e produzir textos de caráter prático que circula no meio social. · |
IV – OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS / HABILIDADES / DESCRITORES / CONTEÚDOS DA UNIDADE DIDÁTICA | ||
I UNIDADE | OBJETIVOS / DESCRITORES | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
C.1 Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. (Correlacionada com a Competência8 da Área – CA8) H1. Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. H2. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. C.2 Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades da língua portuguesa, procurando combater o preconceito linguístico. (Correlacionada com a Competência8 da Área – CA8) H3. Relacionar a presença de uma variedade linguística em um texto ao contexto de interlocução. H4. Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos linguísticos. | 1. ANÁLISE LÍNGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA · LÍNGUA E LINGUAGENS - A língua e a constituição do sujeito. - Concepção de língua e linguagem. - Linguagem, língua, signo e fala. - Linguagem e ideologia. - História da língua portuguesa e lusofonia. - Língua: unidade e variedade. - Língua falada e língua escrita. - Variação linguística: preconceito linguístico. | |
| C.4 Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação, na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. (Correlacionada com a Competência9 da Área – CA9) H7. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias de comunicação e informação. H8. Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. | · LINGUAGEM DIGITAL - Linguagem digital (conceito e funcionalidade) como ferramenta material de ação numa situação de aprendizagem em si. |
| C.3 Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. (Correlacionada com a Competência7 da Área – CA7) H5. Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H6. Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros. C.7 Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise linguística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. H27. Identificar a relação semântica entre palavras de diferentes classes e o tema de um texto. | 2. GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL O TEXTO COMO ELEMENTO DA ATIVIDADE DISCURSIVA. - Compreensão da função do substantivo no processo da referenciação. - Compreensão da função do verbo como elemento nuclear da predicação. - Compreensão da função do adjetivo, do advérbio e de outras categorias como elementos adjacentes aos núcleos nominais e predicativos. - Compreensão da função do advérbio como modificador e circunstanciador. - Uso dos artigos, dos pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos na continuidade referencial do texto. - Identificação de formas pronominais e adverbiais que funcionam como dêiticos textuais e situacionais. - Identificação dos efeitos de sentido do uso dos sinais de pontuação e de outros recursos gráficos, como: aspas, travessões, parênteses, itálico, negrito etc. - Divisão do texto em parágrafos conforme a distribuição dos tópicos desenvolvidos - Identificação de aspectos linguísticos específicos da construção do gênero textual.. |
| C.5 Refletir sobre a conveniência de se conhecer as regras da norma padrão como forma de se ampliar o domínio de diferentes formas de expressão da língua. (Correlacionada com a Competência8 da Área – CA8) H9. Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação | 3. NORMAS DA ORTOGRAFIA OFICIAL - Normas gerais de acentuação e grafia das palavras. - Novo Acordo Ortográfico. |
| C.6 Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos. (Correlacionada com a Competência7 da Área – CA7) H10. Reconhecer em textos os procedimentos de persuasão utilizados pelo autor. C.7 Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise linguística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. H11. Identificar em um texto os mecanismos linguísticos na construção da argumentação. H41 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as situações de formalidade e coloquialidade | 4. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS · TEXTOS ORAIS: CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS ESTRUTURADORES - Reconhecimento dos efeitos do uso de certas expressões que revelam a posição do falante em relação ao que diz (ou o uso das expressões modalizadoras) - Identificação de especificidades (prosódicas, lexicais, sintáticas, textuais e pragmáticas) da organização do texto oral formal. - Reconhecimento de procedimentos e de marcas linguísticas típicas da conversação. - Reconhecimento de diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador. - Identificação de particularidades de pronúncia de certas palavras. - Reflexão sobre a oralidade nos textos escritos. |
| C.3 Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. (Correlacionada com a Competência7 da Área – CA7) H12. Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H42. Adequar-se às condições de produção e de recepção dos diferentes gêneros textuais orais. | . · LEITURA E COMPREENSÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS - Leitura e compreensão de texto expositivo: resumo de novela ou filme. - Leitura e compreensão de texto informativo: comunicado escolar, notícia, etc. Leitura e compreensão de texto argumentativo: opiniões pessoais (dissertativo/opinativo) |
| C3. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. (Correlacionada com a Competência7 da Área – CA7) H13. Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H6. Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros. H14. Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. H15. Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. C.9 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H16. Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. H43 - Identificar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos, em situações específicas de interlocução. | · ASPECTOS DA TEXTUALIDADE - Reconhecimento de elementos pragmáticos (papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, propósito discursivo, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-cultural em que é produzido). - Compreender a função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática e metalinguística) predominante em diferentes gêneros. - Reconhecimento de estratégias textualizadoras. - Identificação das palavras e ideias-chave do texto. - Identificação dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído (elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais). - Identificação de recursos linguísticos em processos de coesão textual (elementos de articulação entre segmentos do texto referentes à organização - temporal e/ou espacial das sequências do texto ou à construção da argumentação). - Reconhecimento dos modos de organização da composição textual sequências textuais (tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo, dialogal). - Reconhecimento da organização da macroestrutura semântica (dimensão conceitual), articulação entre as ideias/proposições (relações lógico-semânticas). - Reconhecimento da organização e progressão temática. - Identificação dos mecanismos enunciativos (formas de agenciamento de diferentes pontos de vista na textualização, uso dos elementos de modalização). - Reconhecimento dos efeitos dos sinais de pontuação - Estudo de relações intertextuais: citação |
| C.9 Empregar os diferentes recursos da coesão textual, de forma a assegurar a continuidade do texto. (Correlacionada com a Competência6 da Área – CA6) H.17. Sinalizar no texto o necessário encadeamento entre seus diferentes segmentos sejam estes segmentos palavras, períodos, parágrafos ou blocos supraparagráficos. Com substituições equivalentes e o uso de palavras semanticamente associadas. C.10 Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto. (Correlacionada com a Competência8 da Área – CA8) H.18 Utilizar palavras de diferentes classes gramaticais cada uma preenchendo sua função particular para que a expressão do sentido e das intenções seja possibilitada. | · PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS E REESCRITA - Produção de texto argumentativo e informativo: opiniões pessoais, comunicado escolar e notícia. - Retextualização: produção escrita de textos a partir de outros textos tomados como base ou fonte. - Reflexão sobre os textos produzidos. - Reelaboração (revisão/reescrita) do texto. |
| C.11 Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional. (Correlacionada com a Competência5 da Área – CA5) H19. Identificar em um texto literário as relações entre tema, estilo e contexto histórico de produção. H20. Reconhecer a importância do patrimônio literário para a preservação da memória e da identidade nacionais. H21. Utilizar os conhecimentos sobre a construção do texto literário para atribuir-lhe um sentido. C. 23 Compreender a Arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. (Correlacionada com a Competência5 da Área – CA5) H44. Reconhecer diferentes funções da Arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. | 2. LITERATURA · LITERATURA E LINGUAGEM ARTÍSTICA - Relações entre os estudos de literatura e linguagem, outras artes e outros saberes. - A literatura na sociedade atual – função social, artística, cultural, ética e científica. - Poema: diferenças entre verso e prosa – estrutura, características e função desses gêneros. - Conto tradicional – estrutura, características e linguagem utilizada. - Conotação e denotação – significação e o emprego literal e subjetivo nos variados contextos. - Particularidades do texto literário: funções específicas e funções adicionais. · ESTILOS LITERÁRIOS - Estilo individual e estilo de época. - Contexto histórico, artístico, cultural e literário. - Características sociais. |
IV – ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS |
A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS - Aula expositiva dialogada; - Leitura e interpretação de texto; - Produção textual; - Exposição dialogada utilizando o educandus; - Pesquisa: - Estudo dirigido; - Palestras; - Seminários. |
B – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Exposição do conhecimento próprio; - Observação; - Questionamentos; - Produções textuais a partir dos gêneros vivenciados no bimestre.
- Apresentação de Seminários; - Apresentação em grupo; - Produção textual; - Simulado;
- Trabalhos individuais; - Trabalho em grupo; - Prova. |
V – MATERIAIS DE APOIO E BIBLIOGRAFIA PARA O EDUCADOR E EDUCANDO |
- Quadro Branco; - Multimídias; - Textos; - Livro de Apoio: Novas Palavras - 2ª Série do Ensino Médio. Português Linguagens - Literatura - Produção de Texto - Gramática - William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. 2ª Série do Ensino Médio Português de Olho no mundo do trabalho. Ernani Terra e José De Nicola. Vol. único. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. |
PLANO DE ENSINO SEMESTRAL
1 – ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DUQUE DE CAXIAS 2 - MUNICÍPIO: BUÍQUE REGIME DE ATENDIMENTO SEMI-INTEGRAL 3 – PROFESSOR(A): GLAIDE DE FÁTIMA DE SIQUEIRA FREIRE 4 – DISCIPLINA: ARTES 5 – SÉRIE: 1º ANO 6– TURMA (AS): B, C 7 – DURAÇÃO: BIMESTRAL ( 02/02 a 12/04/2011 8 – CARGA HORÁRIA: 02 AULAS/SEMANAIS |
II- JUSTIFICATIVA O ensino de arte no ensino médio deve contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas. Esse fortalecimento se faz dando continuidade aos conhecimentos de arte desenvolvidos na educação infantil e fundamental em artes visuais, dança, música e teatro, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais. Percebendo ainda a arte como instrumento de denúncia, conhecimento humano e histórico. |
III - EMENTA |
3.1 OBJETIVO GERAL: Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para que o educando aprenda a conhecer, sendo questionador, crítico, pesquisador e curioso, construindo assim seu próprio pensamento; aprenda a fazer, construindo habilidades e competências as quais irá direcioná-lo ao campo de trabalho; aprenda a conviver, para que o mesmo valorize e respeite o meio ambiente e as pessoas que o cercam e aprenda a ser, tornando-se um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade. |
3.2 OBJETIVO REFERENTE À DISCIPLINA Perceber a arte como instrumento de denúncia, protesto, ruptura, mas também de sonho e esperança e tendo-a ainda como ponto de referência a compreensão da arte como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Ressalte-se a necessidade do aluno compreender e contextualizar a arte como criação e manifestação sociocultural e histórica, utilizada por diferentes grupos sociais e étnicos interagiste com o patrimônio nacional e internacional. O ensino da Língua Portuguesa contribuirá |
3.3 ATITUDES · Tomar decisões de forma coletiva; · Reconhecer suas responsabilidades sociais e traduzi-las em ações; · Desenvolver o confiança em si próprio; · Ser capaz de analisar o papel dos diferentes recursos de expressão artística na constituição formal e significativa da sociedade. · Desenvolver a leitura funcional, tornando-se capaz de associar a arte ao contexto histórico e sua importância social, histórico e humano. · Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade. · Respeitar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções, identificando, relacionando e compreendendo a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas. |
IV – OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS / HABILIDADES / DESCRITORES / CONTEÚDOS DA UNIDADE DIDÁTICA | ||
I UNIDADE | OBJETIVOS / DESCRITORES | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
C1.Reconhecer a importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã do homem, compreendendo os fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais, como recursos de informação, comunicação, interpretação,necessários à formação da cidadania. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C2.Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens artísticas e suas manifestações específicas. Correlacionada com as Competências 7 da Área – CA 7 ) C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C4. Desenvolver processos de criação artística nas diversas linguagens da arte. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6.Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7.Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C8.Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens artísticas como meios de : organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H4.Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H5.Fruir, estudar e analisar as produções em artes visuais, tanto a produção em geral quanto aquelas ligadas ao campo da comunicação visual como o designer,ou ainda aquelas produzidas pelas novas mídias. H6 .Investigar as articulações dos elementos componentes básicos das linguagens visual e audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais H7.Fazer trabalhos artísticos,como desenhos, pinturas, gravuras, modelagens, esculturas, entre outros. H8.Analisar as intrínsecas relações de forma conteúdo presentes na sua própria produção em linguagem visual,aprofundando a compreensão e o conhecimento de suas estéticas. H9.Investigar em suas produções de artes visuais, como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens – linha, forma, cor, valor, luz, sombra,textura, volume, espaço, superfície, movimento, tempo. H10.Fruir, estudar e analisar as produções em ares audiovisuais para a utilização e produção de manifestações artísticas em multimídia. H11.Investigar as articulações dos elementos e componentes básicos da linguagem audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais. H.Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança , Teatro, Música, Visual, Audiovisual, em produções artísticas que favoreçam as ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas , criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas , para comunidade escolar e extra-classe. | 1. AUTORRETRATOS ESTILOS E GÊNEROS VISUAIS · · AUTORRETRATO DO EDUCANDO Expressão nas diversas linguagens. · · RESGATE DA IDENTIDADE Conhecimento cultural do educando e do lugar onde vive. | |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. . H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | 2.ARTE NAIF HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Bajado, Mestre Vitalino ° NACIONAIS: Heitor dos Prazeres ° UNIVERSAIS: Henri Rousseau, Klee, dentre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL XILOGRAVURA/CORDEL |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6 Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | PRIMEIRAS PALAVRAS 3. MODERNISMO HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Cícero Dias, Lula Cardoso Aires Vicente do Rego Monteiro, etc. ° NACIONAIS: Anita Malfatti, Portinari; ° UNIVERSAIS: Kandinsky, Braque, Stravinsky, LeCorbusier,Man Ray,dentre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL DANÇA MODERNA TEATRO MODERNO |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7. Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e com-preeender em sua dimensão sócio-histórica. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quan-to a análise estética. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança teatro, artes audiovisuais. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. | 4.NEOCLASSICISMO HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS, ESTILOS E MODALIDADES PINTURA: Jacques Louis David, Dominique Ingres, Debret, Rugendas, Vitor Meirelles ESCULTURA:Antonio Canova MÚSICA:Mozart, Haydn, Beethoven TEATRO: Voltaire, Denis Diderot ARQUITETURA: Grand Jean de Montigny. |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Di Cavalcanti, Vicente do Rego .° NACIONAIS: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, ° UNIVERSAIS: Victor Brecheret, Lasar Segall Oswald Guinde, entre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL DANÇA MODERNA- Ivonne Daumerie TEATRO MODERNO MÚSICA: Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes; ARQUITETURA-Antônio Garcia Moya |
IV – ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS |
A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS - Aula expositiva dialogada; - Leitura e interpretação de texto; - Produção textual; - Exposição de trabalhos produzidos em sala; - Pesquisa: - Estudo dirigido; - Palestras; - Seminários. - Teatro , danças e jogos. |
B – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Exposição do conhecimento próprio; - Observação; - Questionamentos; - Produções artísticas.
- Apresentação de Seminários; - Apresentação em grupo; - Produção textual; - Simulado;
- Trabalhos individuais; - Trabalho em grupo; - Prova. |
V – MATERIAIS DE APOIO E BIBLIOGRAFIA PARA O EDUCADOR E EDUCANDO |
- Quadro Branco; - Apostilas - Textos; |
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