Projetos do EREM-DC:

Cultura Afro-Indígena Brasileira"







"Toré" Tribo Kapinawá





















































































Adicionar legenda








































































































































































 Projeto “Cultura Afro-indígena Brasileira”


 Este projeto discute a situação da educação étnico -racial, Lei 10.639. dando destaque para a necessidade de mecanismos pedagógicos voltados à superação do preconceito e da discriminação racial - sofridos pelas populações negra e indígena -no espaço escolar brasileiro.  Resgatar os costumes e tradições, indígena e afro, buscando sensibilizar os educados da importância e influencia que as culturas africanas e indígenas tiveram ao longo dos tempos em diversos setores da nossa sociedade. Promovendo cidadania conscientizando sobre a igualdade entre os povos. Mostrando que essas diferenças é o que torna a diversidade cultural brasileira tão rica e admirada no âmbito internacional

Glaide
26/08/2011







I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA de Referência em Ensino Médio Duque de Caxias
PROFESSOR  RESPONSÁVEL: Glaide de Fátima de Siqueira Freire
Disciplina: Artes
PÚBLICO ALVO: Ensino Médio: 1º, 2º e 3º anos.






















II. JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de discutir a implementação e cumprir a nova Lei 11645/08 no Currículo Básico da escola com a temática: História e cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena; propor novos valores,conhecimentos da sua própria História , refletindo e desconstruindo preconceitos culturais/raciais ,tornam- se necessárias as práticas cotidianas de valorização da cultura negra brasileira/africana e indígena em todo o espaço escolar.

A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Estima-se que atualmente existam cerca de 400 mil índios em território brasileiro, que vivem, principalmente em reservas protegidas e demarcadas pelo governo, número este que nos faz refletir quando pensamos,  nos quase 6 milhões que existiam em nosso país  na chegada dos colonizadores.
A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia. Mesmo assim, ela vem sendo tratada com preconceito por muitos brasileiros que não admitem formas de pensar e agir diferente das suas.
E, visando conhecer e valorizar mais o povo indígena e sua cultura, da qual herdamos muito, é que foi elaborado  este projeto afim de que através estudos e pesquisas os alunos  possam obter novas informações ,descobrir novas verdades e consequentemente novos saberes.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Falar da cultura afro-indígena é também falar de nossa cultura.









III. OBJETIVOS
Geral:
*    Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer  a herança cultural deixada pelos indígenas e Africanos compreendendo sua presença no nosso dia-a-dia como também sua importância na cultura brasileira.
*   Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.
Específicos
*    Participar do projeto com dedicação e entusiasmo.
*   Pesquisar sobre a influência indígena e africana em nossa cultura.
*    Demonstrar, através de mapas, os agrupamentos e reservas indígenas.
*   Organizar um Cantinho Indígena, Africano e Afro-Brasileiro para expor os materiais pesquisados sobre os índios.
*    Descobrir pratos da culinária indígena e Africana usados na culinária brasileira.
*    Analisar com os alunos a atual situação indígena e de Afro descendentes questionar  se a mesma pode ser mudada e de que forma.
*    Confeccionar um mural ilustrado com palavras indígenas.
*    Elaborar cartazes com os seguintes itens: lendas, artesanatos, vestuário, atividades, moradias, tipos de comida indígenas.
*    Realizar apresentações de danças, poesias, dramatizações e canções relacionadas ao tema.
*   Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o “igual”.
*   Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.
*   Perceber  que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.
*   Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como produzem sua arte em especial a aldeia Kapinawá ;
*   Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar, as etapas de construção do grafismo indígena e Africano de forma a concretizar o estudo e contextualizar a produção artística;
*   Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião,classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros
*   Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão. 
*   Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
*   Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista e que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
*   Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas Africanos e indígenas.
*   Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
*   Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania reconhecendo o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras. 
*   Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
*   Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...



IV. ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA
*  O povo indígena e sua cultura
*  Heranças que os indígenas nos deixaram
*  As culturas indígenas e a sociedade contemporânea.
*  Mudando um país através da educação.
*  A cultura Afro-Brasileira
*  A África não é só pobreza.
*  Como vivem os índios de  Buíque,











VI. CRONOGRAMA
*    1º MOMENTO: Produção textual sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a cultura indígena no Brasil e cultura africana.
*    2º MOMENTO: Debates sobre temáticas que abranjam as diversas expressões da cultura indígena e afro:religião, rituais e festas tradicionais; mitos, histórias e outras narrativas orais; músicas, cantos e danças; medicina tradicional; ) cultivo e culinária tradicional;  desenhos, grafismos e outras formas de expressão simbólica;artesanais, arte cerâmica; arte plumária;pintura corporal; jogos e brincadeiras;Língua indígena.
*    3º MOMENTO: Pesquisa sobre costumes da tribo indígena de nosso município, a tribo Kapinawá.
*    4º MOMENTO: Pesquisar nosite http://pib.socioambiental.org/ptuma tribo indígena. Enfatizando grafismo e seus significados.
*    5º MOMENTO: Pesquisa como viviam os negros antes e depois da escravidão e qual a importância do tráfico humano como atividade fundamental para o capitalismo mercantilista e que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
*    6º MOMENTO:  Lendas indígenas e africanas: Leitura, representação e produção textual.
*    7º MOMENTO: Pesquisa e debate sobre a importância do despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania reconhecendo o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras. 
*    8º MOMENTO: Música e dança Africana, Indigena e Afro-Brasileira. Como estudo das músicas Mama África de Chico César, Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio) de Jorge Bem Jor, O Preto Em Movimento Mv Bill, Negro de  Genivaldo Pereira dos Santos Floresta Azul - BA - por correio eletrônico
*    9º MOMENTO: Enfatizar a herança afro e indígena em nosso país através de vídeos e data show. Tais como festas e danças de origem africanas . Carnaval; Reggae;Funk ; Congada ; Samba ; Capoeira ; Axé music ;  Carimbó ; Lambada; Lundu; Maxixe ; Maracatu; Pagode ; Samba e artistas contemporâneos e heróis negros.
*    10º MOMENTO: Exposição e apresentação na Culminância. diferentes tipos de religiões, costumes .





VII. METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através de pesquisas, debates, confecção de murais, exposição dos itens pesquisados e apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações etc.
Aulas expositivas
Videos produzidos através do uso da Internet.
Debates: utilização de jornais, revistas, artigos sobre os vários temas direcionados.
Atividades Lúdicas : Apresentações de Grupos de Capoeira, Congado, de Samba de Raiz, Street Dance(Hip Hop); Teatro.

VIII. MATERIAIS:
Aparelho de DVD, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros:

IX. AVALIAÇÃO
Deverá ser feita no decorrer do evento, durante e após a execução das atividades.














X. CRONOGRAMA DA CULMINANCIA  DO PROJETO CULTURA AFRO-INDIGENA BRASILEIRA
Manhã
7:30 ÁS 8:00  Organização e frequência.
8:00 ÁS 8:30  Abertura:Srª diretora  Delma da Costa Correa da Costa  e
                      Professora Glaide Freire
                      Hino Nacional em Tupi ( Video)
8:30 ÁS 9:00 : Apresentação de danças de origem afro-brasileiras. 1º “D”
9:00 ÁS 9:30 ; Apresentação de teatro “ Todo dia Era Dia de Ìndio – 2º “E” e vídeos de Danças afro-brasileiros e indígenas.
9:30 ÁS 10:00; Lanche
10:00 às 11:00 Apresentação de dança “Toré” pela tribo indígena Kapinawá
11:00 às 12:00: Desfile da Beleza Negra.
12:00: Almoço
Tarde
13:30 às 14:00: Apresentação de vídeos com danças afro-brasileira ( Cauê e a Sustetabilidade)
14:00 às 14:20: Apresentação da peça de teatro “ Todo dia Era Dia de Índio”  2º “E” Patrícia, Karlos e Edclesia
14:20 às 15:30:Apresentação de dança do 1º d “ e  2”B”
peça de teatro “ Isso è Racismo” Organização do 1º “F” e com alunos de outras turmas
15:30 às 16:00: Lanche
16:00: às 17:30: visitação das salas







XI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS