Cultura Afro-Indígena Brasileira"
"Toré" Tribo Kapinawá |
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Este projeto discute a situação da educação étnico -racial, Lei 10.639. dando destaque para a necessidade de mecanismos pedagógicos voltados à superação do preconceito e da discriminação racial - sofridos pelas populações negra e indígena -no espaço escolar brasileiro. Resgatar os costumes e tradições, indígena e afro, buscando sensibilizar os educados da importância e influencia que as culturas africanas e indígenas tiveram ao longo dos tempos em diversos setores da nossa sociedade. Promovendo cidadania conscientizando sobre a igualdade entre os povos. Mostrando que essas diferenças é o que torna a diversidade cultural brasileira tão rica e admirada no âmbito internacional |
Glaide |
26/08/2011 |
I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA de Referência em Ensino Médio Duque de Caxias
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Glaide de Fátima de Siqueira Freire
Disciplina: Artes
PÚBLICO ALVO: Ensino Médio: 1º, 2º e 3º anos.
II. JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de discutir a implementação e cumprir a nova Lei 11645/08 no Currículo Básico da escola com a temática: História e cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena; propor novos valores,conhecimentos da sua própria História , refletindo e desconstruindo preconceitos culturais/raciais ,tornam- se necessárias as práticas cotidianas de valorização da cultura negra brasileira/africana e indígena em todo o espaço escolar.
A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Estima-se que atualmente existam cerca de 400 mil índios em território brasileiro, que vivem, principalmente em reservas protegidas e demarcadas pelo governo, número este que nos faz refletir quando pensamos, nos quase 6 milhões que existiam em nosso país na chegada dos colonizadores.
A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia. Mesmo assim, ela vem sendo tratada com preconceito por muitos brasileiros que não admitem formas de pensar e agir diferente das suas.
E, visando conhecer e valorizar mais o povo indígena e sua cultura, da qual herdamos muito, é que foi elaborado este projeto afim de que através estudos e pesquisas os alunos possam obter novas informações ,descobrir novas verdades e consequentemente novos saberes.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Falar da cultura afro-indígena é também falar de nossa cultura.
III. OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas e Africanos compreendendo sua presença no nosso dia-a-dia como também sua importância na cultura brasileira.
Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.
Específicos
Participar do projeto com dedicação e entusiasmo.
Pesquisar sobre a influência indígena e africana em nossa cultura.
Demonstrar, através de mapas, os agrupamentos e reservas indígenas.
Organizar um Cantinho Indígena, Africano e Afro-Brasileiro para expor os materiais pesquisados sobre os índios.
Descobrir pratos da culinária indígena e Africana usados na culinária brasileira.
Analisar com os alunos a atual situação indígena e de Afro descendentes questionar se a mesma pode ser mudada e de que forma.
Confeccionar um mural ilustrado com palavras indígenas.
Elaborar cartazes com os seguintes itens: lendas, artesanatos, vestuário, atividades, moradias, tipos de comida indígenas.
Realizar apresentações de danças, poesias, dramatizações e canções relacionadas ao tema.
Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o “igual”.
Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.
Perceber que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.
Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como produzem sua arte em especial a aldeia Kapinawá ;
Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar, as etapas de construção do grafismo indígena e Africano de forma a concretizar o estudo e contextualizar a produção artística;
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião,classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros
Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.
Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista e que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas Africanos e indígenas.
Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania reconhecendo o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras.
Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...
IV. ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA
O povo indígena e sua cultura
Heranças que os indígenas nos deixaram
As culturas indígenas e a sociedade contemporânea.
Mudando um país através da educação.
A cultura Afro-Brasileira
A África não é só pobreza.
Como vivem os índios de Buíque,
VI. CRONOGRAMA
1º MOMENTO: Produção textual sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a cultura indígena no Brasil e cultura africana.
2º MOMENTO: Debates sobre temáticas que abranjam as diversas expressões da cultura indígena e afro:religião, rituais e festas tradicionais; mitos, histórias e outras narrativas orais; músicas, cantos e danças; medicina tradicional; ) cultivo e culinária tradicional; desenhos, grafismos e outras formas de expressão simbólica;artesanais, arte cerâmica; arte plumária;pintura corporal; jogos e brincadeiras;Língua indígena.
3º MOMENTO: Pesquisa sobre costumes da tribo indígena de nosso município, a tribo Kapinawá.
4º MOMENTO: Pesquisar nosite http://pib.socioambiental.org/ptuma tribo indígena. Enfatizando grafismo e seus significados.
5º MOMENTO: Pesquisa como viviam os negros antes e depois da escravidão e qual a importância do tráfico humano como atividade fundamental para o capitalismo mercantilista e que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
6º MOMENTO: Lendas indígenas e africanas: Leitura, representação e produção textual.
7º MOMENTO: Pesquisa e debate sobre a importância do despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania reconhecendo o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras.
8º MOMENTO: Música e dança Africana, Indigena e Afro-Brasileira. Como estudo das músicas Mama África de Chico César, Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio) de Jorge Bem Jor, O Preto Em Movimento Mv Bill, Negro de Genivaldo Pereira dos Santos Floresta Azul - BA - por correio eletrônico
9º MOMENTO: Enfatizar a herança afro e indígena em nosso país através de vídeos e data show. Tais como festas e danças de origem africanas . Carnaval; Reggae;Funk ; Congada ; Samba ; Capoeira ; Axé music ; Carimbó ; Lambada; Lundu; Maxixe ; Maracatu; Pagode ; Samba e artistas contemporâneos e heróis negros.
10º MOMENTO: Exposição e apresentação na Culminância. diferentes tipos de religiões, costumes .
VII. METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através de pesquisas, debates, confecção de murais, exposição dos itens pesquisados e apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações etc.
Aulas expositivas
Videos produzidos através do uso da Internet.
Debates: utilização de jornais, revistas, artigos sobre os vários temas direcionados.
Atividades Lúdicas : Apresentações de Grupos de Capoeira, Congado, de Samba de Raiz, Street Dance(Hip Hop); Teatro.
Videos produzidos através do uso da Internet.
Debates: utilização de jornais, revistas, artigos sobre os vários temas direcionados.
Atividades Lúdicas : Apresentações de Grupos de Capoeira, Congado, de Samba de Raiz, Street Dance(Hip Hop); Teatro.
VIII. MATERIAIS:
Aparelho de DVD, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros:
IX. AVALIAÇÃO
Deverá ser feita no decorrer do evento, durante e após a execução das atividades.
X. CRONOGRAMA DA CULMINANCIA DO PROJETO CULTURA AFRO-INDIGENA BRASILEIRA
Manhã
7:30 ÁS 8:00 Organização e frequência.
8:00 ÁS 8:30 Abertura:Srª diretora Delma da Costa Correa da Costa e
Professora Glaide Freire
Hino Nacional em Tupi ( Video)
8:30 ÁS 9:00 : Apresentação de danças de origem afro-brasileiras. 1º “D”
9:00 ÁS 9:30 ; Apresentação de teatro “ Todo dia Era Dia de Ìndio – 2º “E” e vídeos de Danças afro-brasileiros e indígenas.
9:30 ÁS 10:00; Lanche
10:00 às 11:00 Apresentação de dança “Toré” pela tribo indígena Kapinawá
11:00 às 12:00: Desfile da Beleza Negra.
12:00: Almoço
Tarde
13:30 às 14:00: Apresentação de vídeos com danças afro-brasileira ( Cauê e a Sustetabilidade)
14:00 às 14:20: Apresentação da peça de teatro “ Todo dia Era Dia de Índio” 2º “E” Patrícia, Karlos e Edclesia
14:20 às 15:30:Apresentação de dança do 1º d “ e 2”B”
peça de teatro “ Isso è Racismo” Organização do 1º “F” e com alunos de outras turmas
15:30 às 16:00: Lanche
16:00: às 17:30: visitação das salas
XI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS