Cultura Afro-Indígena Brasileira"
"Toré" Tribo Kapinawá |
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Este projeto discute a situação da educação étnico -racial, Lei 10.639. dando destaque para a necessidade de mecanismos pedagógicos voltados à superação do preconceito e da discriminação racial - sofridos pelas populações negra e indígena -no espaço escolar brasileiro. Resgatar os costumes e tradições, indígena e afro, buscando sensibilizar os educados da importância e influencia que as culturas africanas e indígenas tiveram ao longo dos tempos em diversos setores da nossa sociedade. Promovendo cidadania conscientizando sobre a igualdade entre os povos. Mostrando que essas diferenças é o que torna a diversidade cultural brasileira tão rica e admirada no âmbito internacional |
Glaide |
26/08/2011 |


I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA de Referência em Ensino Médio Duque de Caxias
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Glaide de Fátima de Siqueira Freire
Disciplina: Artes
PÚBLICO ALVO: Ensino Médio: 1º, 2º e 3º anos.
II. JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de discutir a implementação e cumprir a nova Lei 11645/08 no Currículo Básico da escola com a temática: História e cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena; propor novos valores,conhecimentos da sua própria História , refletindo e desconstruindo preconceitos culturais/raciais ,tornam- se necessárias as práticas cotidianas de valorização da cultura negra brasileira/africana e indígena em todo o espaço escolar.
A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Estima-se que atualmente existam cerca de 400 mil índios em território brasileiro, que vivem, principalmente em reservas protegidas e demarcadas pelo governo, número este que nos faz refletir quando pensamos, nos quase 6 milhões que existiam em nosso país na chegada dos colonizadores.
A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia. Mesmo assim, ela vem sendo tratada com preconceito por muitos brasileiros que não admitem formas de pensar e agir diferente das suas.
E, visando conhecer e valorizar mais o povo indígena e sua cultura, da qual herdamos muito, é que foi elaborado este projeto afim de que através estudos e pesquisas os alunos possam obter novas informações ,descobrir novas verdades e consequentemente novos saberes.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Falar da cultura afro-indígena é também falar de nossa cultura.
III. OBJETIVOS
Geral:


Específicos























IV. ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA







VI. CRONOGRAMA










VII. METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através de pesquisas, debates, confecção de murais, exposição dos itens pesquisados e apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações etc.
Aulas expositivas
Videos produzidos através do uso da Internet.
Debates: utilização de jornais, revistas, artigos sobre os vários temas direcionados.
Atividades Lúdicas : Apresentações de Grupos de Capoeira, Congado, de Samba de Raiz, Street Dance(Hip Hop); Teatro.
Videos produzidos através do uso da Internet.
Debates: utilização de jornais, revistas, artigos sobre os vários temas direcionados.
Atividades Lúdicas : Apresentações de Grupos de Capoeira, Congado, de Samba de Raiz, Street Dance(Hip Hop); Teatro.
VIII. MATERIAIS:
Aparelho de DVD, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros:
IX. AVALIAÇÃO
Deverá ser feita no decorrer do evento, durante e após a execução das atividades.
X. CRONOGRAMA DA CULMINANCIA DO PROJETO CULTURA AFRO-INDIGENA BRASILEIRA
Manhã
7:30 ÁS 8:00 Organização e frequência.
8:00 ÁS 8:30 Abertura:Srª diretora Delma da Costa Correa da Costa e
Professora Glaide Freire
Hino Nacional em Tupi ( Video)
8:30 ÁS 9:00 : Apresentação de danças de origem afro-brasileiras. 1º “D”
9:00 ÁS 9:30 ; Apresentação de teatro “ Todo dia Era Dia de Ìndio – 2º “E” e vídeos de Danças afro-brasileiros e indígenas.
9:30 ÁS 10:00; Lanche
10:00 às 11:00 Apresentação de dança “Toré” pela tribo indígena Kapinawá
11:00 às 12:00: Desfile da Beleza Negra.
12:00: Almoço
Tarde
13:30 às 14:00: Apresentação de vídeos com danças afro-brasileira ( Cauê e a Sustetabilidade)
14:00 às 14:20: Apresentação da peça de teatro “ Todo dia Era Dia de Índio” 2º “E” Patrícia, Karlos e Edclesia
14:20 às 15:30:Apresentação de dança do 1º d “ e 2”B”
peça de teatro “ Isso è Racismo” Organização do 1º “F” e com alunos de outras turmas
15:30 às 16:00: Lanche
16:00: às 17:30: visitação das salas
XI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS