sábado, 2 de outubro de 2010

Como estudar?

1. Procure adaptar-se ao sistema escolar: é muito importante a sua sintonia e harmonia com o ambiente ao qual está inserido. Busque estreitar ligações com os professores. Uma relação saudável com os mesmos tornará o aprendizado mais fácil. Se, tiver problema com algum, evite responsabilizar a matéria pelo ocorrido, um bom caminho é, ao invés de abandonar a matéria, se empenhe mais ainda, para provar para você mesmo, que você pode mais.


2. Saiba Escutar: Dentro da sala de aula o elemento mais importante é o saber escutar. É preciso escutar o que está sendo dito e não apenas fazermos uso do ato mecânico de ouvir. É refletir sobre o que se está sendo falado, pensar, analisar. Sabemos que o escutar está muito ligado ao interesse que se tem no que está sendo dito, portanto, cabe a você interessar-se pelo conteúdo de sala de aula, entendendo que os seus resultados como Ser Humano, dependem, em muito, do aprendizado que ali ocorrerá.


3. Invista na Leitura: Dentro e fora da sala de aula. O conhecimento que adquirimos ao lermos diversos autores e estilos, nos permite uma vivência de mundos e realidades diferentes sem que, obrigatoriamente, tenhamos passado pela situação de fato. Leia tudo, estimule em você o gosto por ler, lendo cada vez mais. Estabeleça metas de leitura: um por semana, mês, a cada dois meses... . Aos poucos você terá criado o hábito. Mas, leia de forma criteriosa, refletida, sabendo triar o que pode ser aproveitado e o que deve ser deixado de lado. Nem tudo o que está escrito é certo...

4. Método e Ordem: A organização é a base de qualquer tarefa. Estudar é uma delas. Tenha horário, local, material necessário para apoio. Reconheça em você como render melhor e crie um ambiente físico favorável a isto.

5.Escreva: As anotações em sala de aula o ajudarão a rever e relembrar a matéria do dia, mas, especialmente, a matéria do mês anterior. Quando anotamos reforçamos a idéia apreendida em nosso cérebro, fazendo com que ela venha de forma mais espontânea quando for necessário. Imagine que seu cérebro é um grande arquivo com várias gavetas, tudo o que você aprende é guardado em uma destas gavetas. Quando você necessita da informação é nelas que você deve buscar. Se houver uma organização aí, mais fácil a informação virá.
texto de Maria Martha Zouain
 Vestibular1 O Seu Portal de Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário