sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nós



 Nó Simples

     Este nó é a base para outros nós, e por se tratar apenas de uma volta é o nó mais fácil e rápido de ser feito, não é muito usado por marinheiros pois quando molhado ou quando é submetido a muita tensão fica difícil de ser desatado.
Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.
Nó simples. Serve para impedir que um cabo corra num olhal ou gorne.
Outros nomes: Azelha Simples - Meia Volta - Laçada - Superior

lais.gif (3173 bytes)
Usado para salvamento, para prender a pessoa quando há necessidade que a laçada não aperte. Para prender uma pessoa ou animal quando há necessidade, como quando se desce alguém de um prédio incendiado ou quando se puxa um animal à guia. É um nó que não corre, nem aperta e tem grande valor. Utilizado para fazer uma alça fixa (e bastante segura) tendo em mãos apenas uma ponta da corda. Para fazer o lais de guia faz-se uma alça com o vivo da corda, passa-se a ponta da corda por dentro da alça, e, em seguida, por trás do vivo, voltando por dentro da alça e apertando o lais de guia que se formou.

Se o lais de guia for servir durante muito tempo ou se for feito com um cabo muito escorregadio ou liso, é aconselhável esganar-se o chicote no seio do nó. O lais de guia também é conhecido como 
Bolina.



Lais de Guia Portuguesa

Este nó era usado por marinheiros portugueses para amarrar a âncora, também pode ser usado para apoiar um homem que esteja trabalhando suspenso, as suas voltas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, pode ser dado mais de duas voltas, deixando o nó mais forte.

O lais de Guia portuguesa também é conhecido como  Bolina Portuguesa


 Nó Fateixa
Útil por ser fácil de executar e não fugir sob qualquer esforço. Serve para prender um cabo a uma argola. É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num anél, para amarrações firmes, ou para prender a fateixa, que é âncora pequena como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para não apertar.
Nó/Amarra



É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganéu, para amarrações firmes, ou para prender  a fateixa, que é âncora pequena   como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando   o primeiro por uma volta, para não apertar.




Esse nó é ensinado para não ser feito. É a versão errada do nó direito. Escorrega e é praticamente inútil. Aprendemos exatamente para nunca fazê-lo.



Oito ou 
 Nó de Trempe - Volta do Fiador








oito.gif (2742 bytes)


     Este nó é considerado um emblema de afeto, ou símbolo do amor fiel, usado para se dar nó em ponta de corda e por ter mais volta que o nó simples é mais fácil de desatar e não estraga a corda.




CADEIRA DE BOMBEIRO
É o nó feito com duas alças amplas, uma para atuar sob os braços e a outra por trás dos joelhos, ficando as pontas  dos cabos livres para os casos de salvamento, sobretudo de certa altura, em casos de incêndio.   O nó é reforçado por dois cotes laterais, para firmá-lo bem.
cadeira.gif (2771 bytes)






Nenhum comentário:

Postar um comentário