1 – ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DUQUE DE CAXIAS 2 - MUNICÍPIO: BUÍQUE REGIME DE ATENDIMENTO SEMI-INTEGRAL 3 – PROFESSOR(A): GLAIDE DE FÁTIMA DE SIQUEIRA FREIRE 4 – DISCIPLINA: ARTES 5 – SÉRIE: 1º ANO 6– TURMA (AS): B, C 7 – DURAÇÃO: BIMESTRAL ( 02/02 a 12/04/2011 8 – CARGA HORÁRIA: 02 AULAS/SEMANAIS |
II- JUSTIFICATIVA O ensino de arte no ensino médio deve contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas. Esse fortalecimento se faz dando continuidade aos conhecimentos de arte desenvolvidos na educação infantil e fundamental em artes visuais, dança, música e teatro, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais. Percebendo ainda a arte como instrumento de denúncia, conhecimento humano e histórico. |
III - EMENTA |
3.1 OBJETIVO GERAL: Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para que o educando aprenda a conhecer, sendo questionador, crítico, pesquisador e curioso, construindo assim seu próprio pensamento; aprenda a fazer, construindo habilidades e competências as quais irá direcioná-lo ao campo de trabalho; aprenda a conviver, para que o mesmo valorize e respeite o meio ambiente e as pessoas que o cercam e aprenda a ser, tornando-se um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade. |
3.2 OBJETIVO REFERENTE À DISCIPLINA Perceber a arte como instrumento de denúncia, protesto, ruptura, mas também de sonho e esperança e tendo-a ainda como ponto de referência a compreensão da arte como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Ressalte-se a necessidade do aluno compreender e contextualizar a arte como criação e manifestação sociocultural e histórica, utilizada por diferentes grupos sociais e étnicos interagiste com o patrimônio nacional e internacional. O ensino da Língua Portuguesa contribuirá |
3.3 ATITUDES · Tomar decisões de forma coletiva; · Reconhecer suas responsabilidades sociais e traduzi-las em ações; · Desenvolver o confiança em si próprio; · Ser capaz de analisar o papel dos diferentes recursos de expressão artística na constituição formal e significativa da sociedade. · Desenvolver a leitura funcional, tornando-se capaz de associar a arte ao contexto histórico e sua importância social, histórico e humano. · Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade. · Respeitar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções, identificando, relacionando e compreendendo a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas. |
IV – OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS / HABILIDADES / DESCRITORES / CONTEÚDOS DA UNIDADE DIDÁTICA | ||
I UNIDADE | OBJETIVOS / DESCRITORES | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
C1.Reconhecer a importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã do homem, compreendendo os fundamentos conceituais das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais, como recursos de informação, comunicação, interpretação,necessários à formação da cidadania. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C2.Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens artísticas e suas manifestações específicas. Correlacionada com as Competências 7 da Área – CA 7 ) C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C4. Desenvolver processos de criação artística nas diversas linguagens da arte. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6.Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7.Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C8.Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens artísticas como meios de : organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H4.Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H5.Fruir, estudar e analisar as produções em artes visuais, tanto a produção em geral quanto aquelas ligadas ao campo da comunicação visual como o designer,ou ainda aquelas produzidas pelas novas mídias. H6 .Investigar as articulações dos elementos componentes básicos das linguagens visual e audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais H7.Fazer trabalhos artísticos,como desenhos, pinturas, gravuras, modelagens, esculturas, entre outros. H8.Analisar as intrínsecas relações de forma conteúdo presentes na sua própria produção em linguagem visual,aprofundando a compreensão e o conhecimento de suas estéticas. H9.Investigar em suas produções de artes visuais, como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens – linha, forma, cor, valor, luz, sombra,textura, volume, espaço, superfície, movimento, tempo. H10.Fruir, estudar e analisar as produções em ares audiovisuais para a utilização e produção de manifestações artísticas em multimídia. H11.Investigar as articulações dos elementos e componentes básicos da linguagem audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais. H.Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança , Teatro, Música, Visual, Audiovisual, em produções artísticas que favoreçam as ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas , criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas , para comunidade escolar e extra-classe. | 1. AUTORRETRATOS ESTILOS E GÊNEROS VISUAIS · · AUTORRETRATO DO EDUCANDO Expressão nas diversas linguagens. · · RESGATE DA IDENTIDADE Conhecimento cultural do educando e do lugar onde vive. | |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. . H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | 2.ARTE NAIF HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Bajado, Mestre Vitalino ° NACIONAIS: Heitor dos Prazeres ° UNIVERSAIS: Henri Rousseau, Klee, dentre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL XILOGRAVURA/CORDEL |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6 Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | PRIMEIRAS PALAVRAS 3. MODERNISMO HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Cícero Dias, Lula Cardoso Aires Vicente do Rego Monteiro, etc. ° NACIONAIS: Anita Malfatti, Portinari; ° UNIVERSAIS: Kandinsky, Braque, Stravinsky, LeCorbusier,Man Ray,dentre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL DANÇA MODERNA TEATRO MODERNO |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7. Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e com-preeender em sua dimensão sócio-histórica. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quan-to a análise estética. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança teatro, artes audiovisuais. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. | 4.NEOCLASSICISMO HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS, ESTILOS E MODALIDADES PINTURA: Jacques Louis David, Dominique Ingres, Debret, Rugendas, Vitor Meirelles ESCULTURA:Antonio Canova MÚSICA:Mozart, Haydn, Beethoven TEATRO: Voltaire, Denis Diderot ARQUITETURA: Grand Jean de Montigny. |
| C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5) C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9) H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais. H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética. H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares. H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse. | HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO OBRAS E AUTORES °REGIONAIS: Di Cavalcanti, Vicente do Rego .° NACIONAIS: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, ° UNIVERSAIS: Victor Brecheret, Lasar Segall Oswald Guinde, entre outros. CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES DIVERSIDADE CULTURAL DANÇA MODERNA- Ivonne Daumerie TEATRO MODERNO MÚSICA: Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes; ARQUITETURA-Antônio Garcia Moya |
IV – ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS |
A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS - Aula expositiva dialogada; - Leitura e interpretação de texto; - Produção textual; - Exposição de trabalhos produzidos em sala; - Pesquisa: - Estudo dirigido; - Palestras; - Seminários. - Teatro , danças e jogos. |
B – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Exposição do conhecimento próprio; - Observação; - Questionamentos; - Produções artísticas.
- Apresentação de Seminários; - Apresentação em grupo; - Produção textual; - Simulado;
- Trabalhos individuais; - Trabalho em grupo; - Prova. |
V – MATERIAIS DE APOIO E BIBLIOGRAFIA PARA O EDUCADOR E EDUCANDO |
- Quadro Branco; - Apostilas - Textos; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário