sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PLANO DE ENSINO SEMESTRAL


1 – ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DUQUE DE CAXIAS       
2 -  MUNICÍPIO: BUÍQUE                                              REGIME DE ATENDIMENTO SEMI-INTEGRAL
3 – PROFESSOR(A): GLAIDE DE FÁTIMA DE SIQUEIRA FREIRE
4 – DISCIPLINA: ARTES                                         5 – SÉRIE:  1º ANO
6– TURMA (AS):  B, C
7 – DURAÇÃO: BIMESTRAL ( 02/02 a 12/04/2011
8 – CARGA HORÁRIA: 02 AULAS/SEMANAIS










II- JUSTIFICATIVA
O ensino de arte no ensino médio deve contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas. Esse fortalecimento se faz dando continuidade aos conhecimentos de arte desenvolvidos na educação infantil e fundamental em artes visuais, dança, música e teatro, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais. Percebendo ainda a arte como  instrumento de denúncia, conhecimento humano e histórico.

III - EMENTA
3.1 OBJETIVO GERAL: Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para que o educando aprenda a conhecer, sendo questionador, crítico, pesquisador e curioso, construindo assim seu próprio pensamento; aprenda a fazer, construindo habilidades e competências as quais irá direcioná-lo ao campo de trabalho; aprenda a conviver, para que o mesmo valorize e respeite o meio ambiente e as pessoas que o cercam e aprenda a ser, tornando-se um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.

3.2 OBJETIVO REFERENTE À DISCIPLINA
Perceber a arte como instrumento de denúncia, protesto, ruptura, mas também de sonho e esperança e tendo-a ainda como ponto de referência a compreensão da arte como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Ressalte-se a necessidade do aluno compreender e contextualizar a arte como criação e manifestação sociocultural e histórica, utilizada por diferentes grupos sociais e étnicos interagiste com o patrimônio nacional e internacional.

O ensino da Língua Portuguesa contribuirá
3.3 ATITUDES
·         Tomar decisões de forma coletiva;
·         Reconhecer suas responsabilidades sociais e traduzi-las em ações;
·         Desenvolver o confiança em si próprio;
·         Ser capaz de analisar o papel dos diferentes recursos de expressão artística na constituição formal e significativa da sociedade.
·         Desenvolver a leitura funcional, tornando-se capaz de associar a arte ao contexto histórico e sua importância social, histórico e humano.  
·         Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade.
·          Respeitar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções, identificando, relacionando e compreendendo a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.


IV  – OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS / HABILIDADES / DESCRITORES /
CONTEÚDOS DA UNIDADE DIDÁTICA








I UNIDADE
OBJETIVOS / DESCRITORES

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
C1.Reconhecer a importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural e cidadã do homem, compreendendo os fundamentos conceituais  das artes visuais, cênicas, musicais, audiovisuais e corporais, como recursos de informação, comunicação, interpretação,necessários à formação da cidadania.
Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C2.Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens artísticas e suas manifestações específicas. Correlacionada com as Competências 7 da Área – CA 7 )

C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização  e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5)

C4. Desenvolver processos de criação artística nas diversas linguagens da arte. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C6.Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C7.Compreender e utilizar a  Arte como linguagem e expressão, mantendo  uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a  investigação, sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C8.Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens artísticas como meios de : organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

H4.Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte,  com perspectiva de promover a articulação  e a integração entre diferentes saberes curriculares.

H5.Fruir, estudar e analisar as produções em artes visuais, tanto a produção em geral quanto aquelas ligadas ao campo da comunicação  visual como o designer,ou ainda aquelas produzidas pelas novas mídias.

H6 .Investigar as articulações dos elementos componentes básicos das linguagens visual e audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais

H7.Fazer trabalhos artísticos,como desenhos, pinturas, gravuras, modelagens, esculturas, entre outros.

H8.Analisar as intrínsecas relações de forma conteúdo presentes na sua própria produção em linguagem visual,aprofundando a compreensão e o conhecimento de suas estéticas.

H9.Investigar em suas produções de artes visuais, como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens – linha, forma, cor, valor, luz, sombra,textura, volume, espaço,  superfície, movimento, tempo.

H10.Fruir, estudar e analisar as produções em ares audiovisuais para a utilização e produção de manifestações artísticas em multimídia.

H11.Investigar as articulações dos elementos e componentes básicos da linguagem audiovisual presentes nas produções artísticas em geral e nas do campo da comunicação visual,das novas mídias e artes audiovisuais.

H.Mobilizar conhecimentos  históricos e evolutivos da Dança , Teatro, Música, Visual, Audiovisual, em produções artísticas que favoreçam  as ações  interdimensionais,  competentes,  protagonistas, solidárias, autônomas , criativas e inovadoras  que favoreçam a elaboração  de projetos  de  espetáculos interativos,  festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas , para comunidade escolar e extra-classe.

1.    AUTORRETRATOS

ESTILOS E GÊNEROS VISUAIS
·          
·         AUTORRETRATO DO EDUCANDO Expressão nas diversas linguagens.
·          
·         RESGATE DA IDENTIDADE Conhecimento cultural do educando e do lugar onde vive.


C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização  e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção, recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5)

C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço,situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais.

H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
.
H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação  e a integração entre diferentes saberes curriculares.

H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse.


2.ARTE NAIF

HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES
°REGIONAIS: Bajado, Mestre Vitalino
° NACIONAIS: Heitor dos Prazeres
° UNIVERSAIS: Henri Rousseau, Klee, dentre outros.
CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
DIVERSIDADE CULTURAL
 XILOGRAVURA/CORDEL


C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção.

C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C6 Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5)

C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C9 Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.

H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais.

H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação  e a integração entre diferentes saberes curriculares.

H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse.

PRIMEIRAS PALAVRAS

3. MODERNISMO

 HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE OBRAS E AUTORES
°REGIONAIS: Cícero Dias, Lula Cardoso Aires
Vicente do Rego Monteiro, etc.
° NACIONAIS: Anita Malfatti, Portinari;
° UNIVERSAIS: Kandinsky, Braque, Stravinsky,
LeCorbusier,Man Ray,dentre outros.
 CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
 DIVERSIDADE CULTURAL
 DANÇA MODERNA
 TEATRO MODERNO



C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5)

C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C7. Compreender e utilizar a  Arte como linguagem e expressão, mantendo   uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a  investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e com-preeender em sua dimensão sócio-histórica.

H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quan-to a análise estética.
H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança teatro, artes audiovisuais.

H 4. Compreender e aplicar as possibilidades interdisciplinares da Arte, com perspectiva de promover a articulação e a integração entre diferentes saberes curriculares.

4.NEOCLASSICISMO

 HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO
 CARACTERÍSTICAS,
 ESTILOS E MODALIDADES  
 PINTURA: Jacques Louis David, Dominique Ingres, Debret, Rugendas, Vitor Meirelles
 ESCULTURA:Antonio Canova
 MÚSICA:Mozart, Haydn, Beethoven 
TEATRO: Voltaire, Denis Diderot ARQUITETURA: Grand Jean de Montigny.




C3. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção. Correlacionada com as Competências 5 da Área – CA 5)

C5. Compreender a história da arte em sua diversidade cultural refletindo e analisando os aspectos estéticos, filosóficos, históricos, sociais, culturais e antropológicos. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C6. Compreender os movimentos artísticos no tempo e no espaço, situando-os no contexto da realidade sócio-política e cultural e sua interferência nas transformações sociais. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)
C7-Compreender e utilizar a Arte como linguagem e expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao fruir e realizar produções artísticas. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

C9. Compreender e utilizar diferentes materiais e técnicas na produção de manifestações em artes visuais, teatro, dança e música. Correlacionada com as Competências 1,3,4,5,6,7,9 da Área – CA 1,3,4,5,6,7,9)

H1. Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações de arte em suas múltiplas funções-utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

H2. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte: música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais.

H3. Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
H 4. Compreender e aplicar as possibilidades inter-disciplinares da Arte, , com perspectiva de promover a articulação  e a integração entre diferentes saberes curriculares.
H. Mobilizar conhecimentos históricos e evolutivos da Dança, Teatro, Música, Visual, Audiovisual, para a prática artística e de ações interdimensionais, competentes, protagonistas, solidárias, autônomas, criativas e inovadoras que favoreçam a elaboração de projetos de espetáculos interativos, festivais, eventos competitivos, mostras, exposições, oficinas, para comunidade escolar e extraclasse.
4. A SEMANA DE MODERNA

 HISTÓRIA E CONTEXTUALIZAÇÃO OBRAS E AUTORES
°REGIONAIS: Di Cavalcanti, Vicente do Rego
.° NACIONAIS: Anita Malfatti, Tarsila do
   Amaral,
° UNIVERSAIS: Victor Brecheret, Lasar Segall
   Oswald Guinde, entre outros.
 CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
 DIVERSIDADE CULTURAL
 DANÇA MODERNA- Ivonne Daumerie
 TEATRO MODERNO
 MÚSICA: Heitor Villa-Lobos, Guiomar
       Novaes;
 ARQUITETURA-Antônio Garcia Moya







IV – ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS


A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

            - Aula expositiva dialogada;
            - Leitura e interpretação de texto;
- Produção textual;
- Exposição de trabalhos produzidos em sala;
- Pesquisa:
- Estudo dirigido;
- Palestras;
- Seminários.
- Teatro , danças  e jogos.


B – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
  • DIAGNÓSTICA
- Exposição do conhecimento próprio;
- Observação;
-  Questionamentos;
- Produções artísticas.

  • FORMATIVA
- Apresentação de Seminários;
- Apresentação em grupo;
- Produção textual;
- Simulado;
           
  • SOMATIVA
- Trabalhos individuais;
- Trabalho em grupo;
- Prova.











V – MATERIAIS DE APOIO E BIBLIOGRAFIA PARA O EDUCADOR E EDUCANDO


    - Quadro Branco;
   - Apostilas
 - Textos;
    - Site: www.brasilescola.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário