domingo, 19 de junho de 2011

PROJETO ENTRE A ARTE E A POESIA

APRESENTAÇÃO

Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criou-se esse projeto, cuja finalidade é despertar o interesse pela boa literatura. Com isso, levando o aluno a participar ativamente do projeto entre a arte e a poesia, despertando  o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.
ENTRE A ARTE E A POESIA é um projeto de incentivo à leitura e
à escrita fundamentado no princípio de que a poesia associada a atividades lúdicas e a diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) estimula o prazer de ler e escrever em alunos. O visa ainda envolver a comunidade na escola através de oficinas de poesia, literatura de cordel, trabalhos manuais ( quadros de nós. Brinquedos de sucata) ministradas por pessoas da própria comunidade.

 JUSTIFICATIVA

Grande parte dos adultos de hoje concluíram seus estudos sem ter contato com as obras de arte. Assim permaneceram analfabetos ao que se refere ao mundo das imagens e dos objetos que fazem parte do acervo simbólico da humanidade e com o qual podemos aprender sobre nosso passado, entender e transformar o presente e fazer projeções para o futuro. Arte não é só expressão, é também conhecimento, comportamento inteligente e sensível. Elimina-se a dicotomia entre cognição e emoção. Fundamenta-se uma proposta de ensino da Arte ancorada na própria Arte, em sua história, em sua apreciação e em seus fazeres. Há uma necessidade de desconstrução e reconstrução do texto e seus significados e dos significados do autor, através do fazer artístico, da leitura da obra e de arte e a contextualização histórica.
Considera-se que o ensino de Artes, em sua amplitude de conhecimento, é fundamental para a formação cultural, intelectual e social não só do aluno como também do professor, pois favorece momentos de reflexão, conscientização, interação, inter-relacionamento, além de trocas de experiências e aquisição de conhecimentos.
Instigando os educando a fazerem leituras a partir dos  sentidos como  sensorial, emocional (tristeza, alegria),racional (leitor, conhecimento, reflexão e recordação) como base deste processo. A leitura racional alarga nossos horizontes, as possibilidades de leitura do texto e da própria realidade social. A educação do olhar é fundamental, porque o olhar seleciona, associa, organiza, analisa, constrói, desconstrói e saboreia as imagens, tanto as de arte como as do cotidiano, buscando assim uma educação estética.
A Arte como um todo, pode ser ensinada e aprendida, então é preciso trabalhar a organização pedagógica das relações artísticas e estéticas com os alunos. Sua importância na sociedade e na educação é devido a sua função indispensável na vida dos seres humanos, pois, representa, também, um determinado tempo histórico-cultural, expresso através de quadros, estátuas, esculturas e museus.
Os aprendizes do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referencia em ensino médio Duque de Caxias através do Projeto entre a Arte e a Poesia, entram em contado com diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) e  atividades que estimula o prazer de ler e escrever.
A poesia associada a diferentes formas de arte (desenho, pintura, música, dança e teatro) contribui inegavelmente para uma aprendizagem significativa da língua materna e desperta o gosto pela literatura, pois de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais/Artes (2001): O conhecimento em arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referencias a cada momento, ser flexível. Isto quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é a condição fundamental para aprender. (p. 21) Portanto, para que as atividades que envolvem linguagem oral e linguagem escrita, leitura e produção de textos venham contribuir para um ensino-aprendizado eficiente e eficaz da Língua Portuguesa e a da Literatura, faz-se necessária a elaboração de projetos de leitura e escrita, pois são formas organizadas significativas e contextualizadas nas quais todos os envolvidos compartilham um objetivo e buscam um produto final.
O Projeto Entre a Arte e a Poesia, através de práticas dinâmicas de leitura e produção textual alicerçadas nesses três pilares de ensino e aprendizagem: poesia, arte e ludicidade, visam contribuir para superação das carências apresentadas por alunos do 1º ano do Ensino Médio proporcionando lhes um ler, não apenas leituras de textos escritos mas também obras de artes e um fazer poético prazeroso.


          GERAL:
*    Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, envolvendo artes visando à formação do caráter do leitor no educando, melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

         ESPECIFICOS:

*    Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;
*    Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
*    Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
*    Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, com multiplicidade de leituras, através da biblioteca da escola visando o aprendizado.
*    Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
*    Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais, éticos e teológicos, visando atender à formação geral do educando;
*    Fazer releituras de obras de pintores renascentistas, expressionistas, neo-expressionistas e arte contemporânea;
*    Decodificar e compreender as expressões formais e simbólicas que envolvem tanto componentes sensoriais, intelectuais, emocionais, neurológicos, quanto culturais e econômicos.
*    Descrever, interpretar, compreender, decompor e recompor para que se possa conhecer melhor a Arte.
*    Educar o olhar em vislumbrar arte no cotidiano e no contexto em que vive, resgatando a nossa cultura e a nossa história;
*     Estimular a prática da leitura-prazer e a produção de textos poéticos.
*     Desenvolver a sensibilidade, a criatividade e senso crítico.
*     Realizar leitura de poemas observando a pontuação, a entonação e o ritmo adequados, bem como a temática e o significado de palavras desconhecidas no texto.
*     Valorizar os nossos autores e suas obras literárias.

 DESENVOLVIMENTO

Na sala de leitura serão selecionadas previamente, obras de diversos autores, destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas, poesias, versos e histórias. O aluno escolhera o livro que mais lhe agradar e juntos criaremos, a partir da leitura sugerida várias atividades como, leitura interpretativa, teatrinhos, jograis, músicas, construção de livros de história, envolvendo o tema trabalhado.  Após as leituras os alunos farão a construção e reconstrução de textos que serão selecionados em forma de coletânea. Também serão acompanhados os livros lidos na biblioteca através de um cartaz, com o nome dos alunos onde eles anotaram os livros que leram.

CONCLUSÃO

*    Após todos os processos propostos, os alunos participaram de uma oficina realizada por pessoas da comunidade. Depois os trabalhos serão expostos nas salas e finalizando com o teatro e palestras.
*    Elaboração e publicação de uma coletânea de poemas de amor, no “varal poético”, na sala de aula.
*    Elaboração  de lendas urbanas pesquisadas pelos alunos
*    Elaboração e publicação de uma coletânea de contos de fadas modificados para o momento histórico-cultural da atualidade.
*    Elaboração e publicação de uma coletânea de lendas de diferentes regiões brasileiras, ou de São Paulo, ou de outros locais, reescritas ou adaptadas pelos alunos.
*    Reescrever ou parafrasear textos lidos;
*     Escrever uma notícia policial, a partir da leitura de um conto de mistério;
*     Produzir textos a partir de outros lidos: por exemplo, um bilhete ou email que um personagem de uma crônica teria escrito a outro; um trecho do diário de um  personagem; uma reportagem sobre o desfecho de um conto;
*    Entre as pessoas convidadas estão: O Bombeiro Português, João Vales da Academia de Bombeiros Civis do Agreste e Sertão especialista em   em NR10 e SPDA, NR33 e Emergências Químicas e Instrutor de Bombeiros e Brigadas de Emergência e Técnico de Emergências Médicas. O mesmo ministrou a oficina de quadro de nós.
*    As Alunas Jéssikca Osmênia  e  Jéssica  oliveira do 1º “b”  ministraram as oficinas de imãs de geladeria.
*    As alunas Ericka Suellen e Amanda Lainny do 1º “c” ministraram a oficina de chaveiros.
*    O Instrutor do do PET Edson da Silva ministrou a oficina de caricaturas.
*    O poeta Leonardo ministrou a oficina de poesia.
*    A professora Maria Helena Sampaio ministrou a poesia de literatura de Cordel.
*    A Aluna Robervãnia do 1º ‘B” ministrou a oficina de tapetes de sacos plásticos.
A professora Bartira Brito coordenou a oficina da sinopse de filmes juntamente com o professor Marcos Jean.. 
































































METODOLOGIA


Os alunos iram trabalhar a releitura de algumas obras de artistas impressionistas e através da arte abstrata trabalhar os sentimentos. Através de pequenas peças teatrais criadas ou modificadas por eles trabalharam sentimentos e preconceitos onde será apresentada na culminância do projeto. As oficinas serão no horário da manhã a exposição será a tarde finalizando com o recital de poesias, apresentações de teatro, dança e as palestras dos convidados.

 CRONOGRAMA


Este projeto será constante na sala de aula, biblioteca, perdurando por todo o ano letivo.
Público alvo: todos os alunos do 1º ano.
A culminância do projeto ouve oficinas de artes, apresentação de peças teatrais e um palestra sobre a arte com Naruna Promotora de eventos culturais e artísticos do Sesc Ler Buíque

AVALIAÇÃO

Ao término das atividades na Sala de Leitura, será organizada uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos para que sejam apreciados por todos os funcionários da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.


A aluna Éricka ministrando a oficina de chaveiros




Jessica Osmênia ajudando na oficina de chaveiros



O Bombeiro e Professor João Vales ministrando a  oficina de  Quadro de Nós
















Oficina de Caricatura











O professor Edson Silva do PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho  Infantil)  Ministrando  a oficina de  Caricatura





Professora Maria Helena Ministrando a oficina de Cordel

Edlane e Jailma recitando poesia da oficina de poesia do Poeta Leonardo Silva






Oficina de Chaveiros 



Oficina de tapete com sacos plásticos 





O filme 



Oficina de poesia



O Poeta Leonardo ministrando a oficina de poesia 










Naruna em culminância do projeto 














Professora Joseane 









Oficina de Nós 









Oficina de Caricatura











Professora  Cláudia Arizona 




Oficina de chaveiros 






Oficina de imãs de geladeira 





Maquete

Trabalhos com materiais reciclados 

Palestra com Naruan

Nenhum comentário:

Postar um comentário