sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LEITURA A CHAVE DO CONHECIMENTO

Ao longo de minha carreira de magistério pude observar a relação dos alunos com a leitura. Uma leitura feita apenas por exigência, como forma de análise e interpretação de textos. A falta de hábito de leitura é um dos motivos principais do fracasso escolar. Essa falta de gosto, pelo ato de ler compromete o desempenho do aluno nas avaliações escritas. Atitudes como perguntar mesmo antes de verificar a avaliação:  - Professor o que é isso? Professor como resolver a questão 1 e a 2? Muitos alunos sentem-se indispostos para simplesmente lerem questões de atividades e saem copiando respostas dos outros, estas também sem muita coerência.
Como mudar essa realidade?  Muito se fala do poder da literatura e da forma como a escola deve incutir o gosto pela leitura nos alunos. Ao  contrario do que deveria ser as escolas são responsáveis , muitas vezes por leituras  forçadas que se tornam enfadonhas. Os clássicos são empurrados (goela a dentro)  como uma forma de avaliação.
Profª Glaide realizando um projeto de leitura na escola de Referência  Duque de Caxias
É preciso que o aluno não só compreenda a importância do ato de ler, mas que faça parte de seus hábitos. Nesse sentido entra a família. Que com pequenos gestos mas, não menos importantes, podem estimular o hábito e o gosto pela leitura. Fazem tanta falta as histórias contadas ao pé da cama, a leitura compartilhada entre pais e filhos. A Internet também poderá ser um instrumento importante nesse processo. Os pais podem criar mecanismos para que seus filhos não se bitolem a jogos. Há tantas histórias em quadrinhos, tantos contos...
Há uma outra coisa que é gritante nas escolas é a falta de funcionalidade das bibliotecas, leituras feitas pelos alunos - falta-lhe competência para  interpretar e por em prática suas leituras. Atitudes que deveriam ser simples, se tornam enfadonhas.
Uma das formas de ajudar crianças e adolescentes a criarem gosto pela leitura em casa:  por livros sempre a disposição, inclusive pode até parecer cómico mas até no banheiro é uma ótima oportunidade de leitura, presentear os filhos com livros, observando sempre, nível e a preferências. Levar a biblioteca e junto com eles fazer uma boa viagem na leitura. Nas escolas seria interessante criar momentos, em que o aluno possa fazer uma leitura na biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário