terça-feira, 28 de setembro de 2010

Radiodramaturgia na escola

O gênero ficcional no rádio é quase sinônimo de radiodramaturgia. Esta, por sua vez, encontra na radionovela sua expressão mais destacada, quase que um sinônimo.
a dramatização valoriza não só o texto, mas também a intenção dos atores-locutores. Se associamos a isso uma sonoplastia rica e uma trilha sonora bem escolhida, tornar-se muito fácil conquistar a atenção do ouvinte.
Dentre os formatos da radiodramaturgia, temos o radio-conto, que é a adaptação de uma história curta, e o radio-teatro, que consiste na tranposição radiofônica de textos teatrais, geralmente, clássicos.
A radionovela, é um dos formatos radiofõnicos, que oferece mais recursos para se desenvolver habilidades comunicativas e expressar-se com muita criatividade. Não segui os moldes mais ou menos rígidos do jornalismo ou as fórmulas consagradas da publicidade, a liberdade para a criação da história, dos personagens e também para a escolha dos recurso a serem empregados.
Existem várias   vantagens de se trabalhar com radionovela por exemplo a versatilidade produção , integração de todos os c/recurso da radiofonia, como música, sonoplastia, texto, interpretação e edição do áudio, estilo coloquial de texto, que facilita a expressão e escrita; Além da proximidade direta com a Literatura, sua ludicidade propicia uma maior desemvoltura dos participantes na expressão oral; a possibilidade de aproveitamento de elencos grande, há uma similaridade com as formas midiáticas conhecidas da maioria dos jovens como a novela e o filme  facilitando a interação num primeiro momento.
Seria muito interessante trabalhar a radionovela no escola. por que além de inventivar os alunos na leitura ajudaria na interação com a escola e a comunidade.


Projeto de radionovela na escola


Objetivos:


  • Criar e apresentar cenas de novela de rádio;
  • Despertar  nos alunos o gosto pela leitura de textos da literários.
  • Conhecer as técnicas de criar trilhas, efeitos e ruídos;
  • Reconhecer a importância da função dos participantes. 
  1. Preparação do roteiro: O professor poderá trabalhar vários textos, em sala de aula, deixar que os alunos opinem, pedir que pesquisem e depois Selecionar um que seja viável. As personagens devem estar indicada em maiúsculas no início de suas falas, não esquecer de das rubricas entre parênteses, indicando o modo como as personagens devem se expressar.     
  2. Formar grupos e delegar funções a cada grupo: um grupo poderá ficar com o ambiente da apresentação, um segundo grupo ficará responsável  pela sonoplastia, um terceiro grupo seriam os locutores,  um quarto grupo seriam atores, um quinto grupo seriam os locutores. Lembrando que um aluno poderá ter mais de uma função.
  3. Sonoplastia: de acordo com o roteiro, reúnam objetos que produzirão os efeitos sonoros, observando no roteiro os sons que serão necessários como tem, trovão, campainha, telefone, passos, cocos que reproduzem o trote de cavalos etc, 
  4. A equipe da vinheta sonora criará uma vinheta para introduzir e encerrar a novela. Elas podem ser usada também no meio, se o grupo decidir incluir intervalos comerciais. 
  5. A equipe da trilha sonora dever selecionar pequenos trechos delas, pois não há tempo para que se reproduzam músicas inteiras. ou seja músicas incidentais que aparecem ao fundo de vez em quando.
  6. A equipe da propaganda poderá criar produtos que patrocinaram a novela. Jingles curtos.   
  7. Ensaios: quem escreve o texto deve tê-lo alto várias vezes para verificar se ele ficou coloquial e adequando ao gênero, se pode ser pronunciado com naturalidade. o grupo deve ensaiar o roteiro e conferir se as marcações de tempo estão corretas e se o tempo de duração esta dentro do que foi determinado pelo professor.     
  8. Última revisão do texto: fazer as últimas correções no texto após o ultimo ensaio e cada participaste deverá ter sua própria cópia do roteiro, com suas partes anotadas.  
  9. Checagem técnica: Observar se todo o material da sonoplastia está pronta.                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário