domingo, 19 de setembro de 2010

Lixo um problema! Uma Solução!

Em Buíque temos um grande problema com o lixo, tanto quanto a forma e o local para depositar o lixo, como a própria cidade encontra-se em dificuldade para manutenção da limpeza. São vários os próblemas desde a falta de latas de lixo nas ruas quanto a falta de orientação dos cidadãos. Seria interessante uma campanha para orientar o povo manter sua cidade limpa, porém para isto teria que ter opções de onde por o lixo. Á população de Buíque está gradativamente crescendo, e o que é pior sem empregos, atividades educativas e recreativas para os jovens que se entretem com a bebida.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.
Trabalhar uma solução sustentável que ajudaria a todos, seria uma solução viável. Um  importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela pode  gerar. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho   para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil. Por que não poderia ter uma aqui no Municipio.
Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) poderá ser  utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.
Com uma campanha de educação ambiental  despertará a atenção para o problema do lixo dentro da cidade. E a  dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos poderam ser orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, uma cidade mais limpa e mais desenvolvida. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável .

Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre

Como podemos verificar, se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, poderemos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo desenvolvido de forma sustentável.

Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

· Papel comum: de 2 a 4 semanas
· Cascas de bananas: 2 anos
· Latas: 10 anos
· Vidros: 4.000 anos
· Tecidos: de 100 a 400 anos
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
· Couro: 30 anos
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
· Chicletes: 5 anos
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos


Fonte de Pesquisa:
todabiologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário